CÁLCULO E ANÁLISE: MAPEAMENTO DAS PESQUISAS DO GT04 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar o mapeamento das pesquisas realizadas no âmbito do GT04 - Ensino Superior - da SBEM. O corpus de análise compreendeu 139 artigos que correspondem a parte das publicações deste Grupo desde sua criação. Optamos por retratar, neste trabalho, as 61 investigações relativas às temáticas Cálculo Diferencial e Integral, Análise Matemática e intersecções desses campos de conhecimento. Os dados obtidos evidenciaram que a maior parte dos estudos refere-se a objetos matemáticos normalmente abordados em cursos iniciais de Cálculo e, em relação à Análise, há uma concentração de produções voltadas aos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de número real. Constamos a existência de poucas pesquisas sobre Cálculo cujos sujeitos são professores e também que há uma demanda por trabalhos que contemplem as especificidades do Cálculo e da Análise e as complementaridades entre essas duas áreas.