ENSINO DE CIÊNCIAS E RELIGIÃO: LEVANTAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS PRODUZIDAS ENTRE 1991 E 2016 QUE ABORDAM ESSA RELAÇÃO
Resumo
Neste trabalho procuramos identificar as pesquisas nacionais publicadas em forma de teses e dissertações nos últimos 26 anos (período entre o início de 1991 e o final de 2016) que abordassem a relação existente entre ensino de ciências e religião. Para tanto, fizemos buscas em três sites repositórios de teses e dissertações. Chegamos ao número total de 100 trabalhos. Entre os principais resultados se encontram a identificação de um crescimento numérico das publicações dentro da temática, uma predominância de trabalhos da área de Biologia bem como de pesquisas que fazem uso de entrevistas e questionários para investigar concepções sobre as relações entre ciência e fé religiosa de estudantes, professores e futuros professores. Identificamos também que em sua maioria os trabalhos (embora salientem as dificuldades inerentes de se trabalhar a temática em sala de aula) acreditam que podem ser profícuas as discussões de aspectos culturais e religiosos nas aulas de ciências.Downloads
Publicado
08.09.2017
Como Citar
Azevedo, H. L., & Orquiza-de-Carvalho, L. M. (2017). ENSINO DE CIÊNCIAS E RELIGIÃO: LEVANTAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS PRODUZIDAS ENTRE 1991 E 2016 QUE ABORDAM ESSA RELAÇÃO. VIDYA, 37(1), 253–272. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1972
Edição
Seção
Artigos