ENSINO DE CIÊNCIAS E RELIGIÃO: LEVANTAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS PRODUZIDAS ENTRE 1991 E 2016 QUE ABORDAM ESSA RELAÇÃO
Abstract
Neste trabalho procuramos identificar as pesquisas nacionais publicadas em forma de teses e dissertações nos últimos 26 anos (período entre o início de 1991 e o final de 2016) que abordassem a relação existente entre ensino de ciências e religião. Para tanto, fizemos buscas em três sites repositórios de teses e dissertações. Chegamos ao número total de 100 trabalhos. Entre os principais resultados se encontram a identificação de um crescimento numérico das publicações dentro da temática, uma predominância de trabalhos da área de Biologia bem como de pesquisas que fazem uso de entrevistas e questionários para investigar concepções sobre as relações entre ciência e fé religiosa de estudantes, professores e futuros professores. Identificamos também que em sua maioria os trabalhos (embora salientem as dificuldades inerentes de se trabalhar a temática em sala de aula) acreditam que podem ser profícuas as discussões de aspectos culturais e religiosos nas aulas de ciências.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









