GEOMETRIA EM COLETIVO - CONTRIBUTOS PARA A SUA COMPREENSÃO
Abstract
O artigo teve como um dos objetivos apresentar e discutir uma compreensão dos momentos coletivos de discussão de tarefas de natureza exploratória de geometria. Os fundamentos da pesquisa situam-se na estruturação do raciocínio geométrico com base em contributos diversos, com especial incidência na perspectiva estruturalista, na qual toda a geometria é, em essência, uma maneira de estruturar o espaço e de estudar as consequências dessa estruturação. A investigação base deste estudo assumiu a forma de uma experiência de ensino em que o trabalho de campo foi constituído por dois episódios fundamentais. Conclui-se que os momentos de discussão coletiva foram fundamentais para identificar pontos críticos e decidir a ligação entre as tarefas e a sua natural sequenciação. Esses episódios dos percursos experimentados mostraram ser possível aproximar os três níveis do conhecimento matemático, tendo como ponto de partida o conhecimento matemático dos alunos. Nesta aproximação constituem focos fundamentais de atenção as tarefas implementadas e a sua sequenciação, os momentos coletivos e o papel do professor nesses momentos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









