GEOMETRIA EM COLETIVO - CONTRIBUTOS PARA A SUA COMPREENSÃO
Abstract
O artigo teve como um dos objetivos apresentar e discutir uma compreensão dos momentos coletivos de discussão de tarefas de natureza exploratória de geometria. Os fundamentos da pesquisa situam-se na estruturação do raciocínio geométrico com base em contributos diversos, com especial incidência na perspectiva estruturalista, na qual toda a geometria é, em essência, uma maneira de estruturar o espaço e de estudar as consequências dessa estruturação. A investigação base deste estudo assumiu a forma de uma experiência de ensino em que o trabalho de campo foi constituído por dois episódios fundamentais. Conclui-se que os momentos de discussão coletiva foram fundamentais para identificar pontos críticos e decidir a ligação entre as tarefas e a sua natural sequenciação. Esses episódios dos percursos experimentados mostraram ser possível aproximar os três níveis do conhecimento matemático, tendo como ponto de partida o conhecimento matemático dos alunos. Nesta aproximação constituem focos fundamentais de atenção as tarefas implementadas e a sua sequenciação, os momentos coletivos e o papel do professor nesses momentos.Downloads
Published
2015-12-04
How to Cite
Loureiro, C. (2015). GEOMETRIA EM COLETIVO - CONTRIBUTOS PARA A SUA COMPREENSÃO. VIDYA, 35(2), 20. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/601
Issue
Section
Artigos