SECUENCIA DIDÁCTICA BASADA EN LA RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS PARA LA ENSEÑANZA DE DESIGUALDADES DE PRIMER GRADO: PERCEPCIONES DE ESTUDIANTES DE UN CURSO DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5503

Palabras clave:

Secuencia Didáctica; Desigualdad de Primer Grado; Enseñanza de las Matemáticas; Resolución de Problemas

Resumen

Las matemáticas, a menudo percibidas como complejas, presentan desafíos para los estudiantes, especialmente en el estudio de las desigualdades de primer grado. Ante esta realidad, se desarrolló una secuencia didáctica como producto educativo de un Máster Profesional en Enseñanza, basada en la metodología de Resolución de Problemas. Este artículo analiza el potencial de implementar esta propuesta con un estudiante de Licenciatura en Matemáticas de una universidad pública estatal, con énfasis en la estructura de la secuencia. Los datos fueron recolectados mediante actividades y cuestionarios aplicados a lo largo de cinco encuentros, y analizados a la luz del Análisis Textual Discursivo. Los resultados muestran avances en la comprensión del contenido y en la apropiación de la metodología, destacando la importancia de utilizar problemas contextualizados en la vida cotidiana para fomentar el compromiso y el aprendizaje significativo de los estudiantes.

Biografía del autor/a

Sergio Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (Campus Cornélio Procópio)

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Simone Luccas, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (Campus de Cornélio Procópio)

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL (2011; 2004). Especialista em Educação Matemática - UEL (1997). Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1989; 1990). É docente efetiva da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio, atuando no curso de Licenciatura em Matemática.
É vice-coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É pesquisadora do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Ensino de Matemática, com ênfase em História e Epistemologia da Ciência e da Matemática, em Análise Qualitativa de Dados e Avaliação do Ensino e da Aprendizagem. 

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (Campus de Cornélio Procópio)

Professor Associado e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGEN (mestrado e doutorado profissional) e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio (UENP CCP). Mestre em Educação (UEM), Doutor em Informática (PUCPR), Pós-Doutor em Educação (UNIVALI). Líder do Laboratório de Tecnologia Educacional e Processos Cognitivos - LabTeCog. Editor da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE. 

Wilian Travassos, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (Campus de Cornélio Procópio)

Professor Adjunto A do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio. É professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP. Mestre e Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Campo Mourão. Desenvolve pesquisas nas áreas de Inteligência Artificial e Ensino, Tecnologias Digitais, Resolução de Problemas e Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Integra o Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática (GERPEM) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Processos Cognitivos. 

Publicado

2026-02-12

Cómo citar

Oliveira, S., Luccas, S., Coelho Neto, J., & Travassos, W. (2026). SECUENCIA DIDÁCTICA BASADA EN LA RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS PARA LA ENSEÑANZA DE DESIGUALDADES DE PRIMER GRADO: PERCEPCIONES DE ESTUDIANTES DE UN CURSO DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICAS. VIDYA, 45(2), 629–645. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5503