RESOLVER, PROPONER Y APRENDER: EXPERIENCIAS CON SITUACIONES PROBLEMA QUE INVOLUCRAN OPERACIONES MATEMÁTICAS ELEMENTALES EN EL 6.º GRADO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5489

Palabras clave:

Educación Matemática; Educación Primaria; Problematización; Razonamiento Lógico; Pensamiento Matemático

Resumen

Este estudio busca comprender cómo los estudiantes del sexto grado de la Educación Básica movilizan conocimientos matemáticos y organizan estrategias al resolver y elaborar problemas que involucran operaciones elementales. La investigación cualitativa se llevó a cabo en una escuela pública municipal de Maranhão, Brasil, y se desarrolló en dos etapas: una actividad de completar espacios en blanco en un problema contextualizado y otra centrada en la elaboración de nuevos problemas a partir de imágenes con juguetes y sus precios. Los datos revelaron diferentes formas de interpretar, organizar y validar informaciones matemáticas, evidenciando el uso de procedimientos operativos convencionales, el razonamiento lógico y el compromiso de los estudiantes en el proceso de aprendizaje. Se observó que el intercambio de problemas entre los grupos contribuyó a la comunicación matemática, a la autonomía y a la construcción de significados. Los resultados indican que las prácticas que articulan resolución y formulación de problemas en contextos significativos favorecen un aprendizaje investigativo y colaborativo en las clases de Matemáticas.

Biografía del autor/a

Manoel dos Santos Costa, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA e Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é professor e pesquisador no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB) e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM). Desenvolve pesquisas na área de Educação, com foco em Educação Matemática, abordando temas como formação de professores que ensinam Matemática, fundamentos metodológicos do ensino de Matemática, além da resolução e elaboração de problemas.

Edu Celso Pereira Porto, Secretaria de Estado da Educação do Maranhão - SEDUC

Mestrando em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui graduação (licenciatura) em Matemática. Professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC) e, atualmente, exerce a função de Gestor Pedagógico no Centro Educa Mais "Força Aérea Brasileira", em São Luís/MA. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB).

 

Ana Célia de Jesus Martins , Secretaria Municipal de Educação de São Luís - SEMED

Doutoranda em Ensino: Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mestra em Educação: Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (SEMED), atuando como professora de suporte pedagógico. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB).

 

Celia Barros Nunes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação Matemática. Professora aposentada da Universidade do Estado da Bahia. Membro do Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP), da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE) e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC). Desenvolve pesquisas na área de Educação, com foco em Educação Matemática, com ênfase em temas como formação de professores e resolução de problemas.

 

Publicado

2026-01-12

Cómo citar

Costa, M. dos S., Porto, E. C. P., Martins , A. C. de J., & Nunes, C. B. (2026). RESOLVER, PROPONER Y APRENDER: EXPERIENCIAS CON SITUACIONES PROBLEMA QUE INVOLUCRAN OPERACIONES MATEMÁTICAS ELEMENTALES EN EL 6.º GRADO. VIDYA, 45(2), 527–549. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5489