LOS CASOS DE ENSEÑANZA COMO ESTRATEGIA PARA LA FORMACIÓN DOCENTE SOBRE ANSIEDAD MATEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4974

Palabras clave:

caso de ensino, formación de profesores, ansiedade matemática

Resumen

Los casos de enseñanza son valiosos instrumentos de investigación y pueden utilizarse en la formación docente y como apoyo al desarrollo profesional, ilustrando situaciones cotidianas que permean la práctica escolar. En este artículo, presentamos cómo se utilizaron casos de enseñanza en los tres primeros encuentros de formación de docentes que enseñan matemáticas, con el objetivo de discutir y analizar: a) cómo promueven discusiones sobre la formación docente; b) cómo hacen emerger características de la ansiedad matemática. La capacitación se realizó en el primer semestre de 2022, se realizaron cinco reuniones online con una promoción de 10 docentes. Como resultado, se puede afirmar que los casos de enseñanza permitieron avanzar en la formación de los docentes participantes porque contribuyeron a la reflexión sobre el rol del docente, la afectividad en la enseñanza y el error como punto de partida para repensar la práctica docente.

Biografía del autor/a

Ana Maria Antunes de Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutoranda em Educação Matemática pela PUC-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Ensino Lúdico, Pós-Graduada em Didática e Tendências Pedagógicas. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Guarulhos (2007). Tem experiência na área de Educacional, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, Formação de Educadores. Pesquisadora em Educação Matemática, Discalculia e Dificuldades de Aprendizagem. Autora de contos, poesias, artigos e livros na área educacional, dentre eles: Discalculia: superando as dificuldades de aprender matemática; Raciocínio Lógico: atividades para auxiliar crianças e adolescentes e Jogos matemáticos: uma nova perspectiva para Discalculia, todos publicado pela Editora WAK. Participante da Coletânea Saci Pererê: Novas HistóriasSonhei que, Por que Comigo, todos publicado pelo Projeto Apparere – Editora Perse. Atualmente é professora de Matemática Titular na Rede Estadual e professora de Educação Básica na Rede Municipal de Guarulhos.

Ana Lúcia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003) e Livre Docente (2022), todos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq (2016-2018) e (2019-2021) e (2022-2024). Participou do Comitê Científico da SBEM-SP (2014-2017) e (2020-2023). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2022) e (2022-2023). Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010 e participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2008 e 2012. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática Inclusiva. 

Publicado

2024-10-18

Cómo citar

de Campos, A. M. A., & Manrique, A. L. (2024). LOS CASOS DE ENSEÑANZA COMO ESTRATEGIA PARA LA FORMACIÓN DOCENTE SOBRE ANSIEDAD MATEMÁTICA. VIDYA, 44(1), 351–369. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4974

Número

Sección

Artigos