RÚBRICAS PARA LA EVALUACIÓN DE SEMINARIOS EN EDUCACIÓN SUPERIOR: ENFOQUES, VENTAJAS Y CONSIDERACIONES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4725

Palabras clave:

rúbricas, evaluación, seminarios, cálculo numérico

Resumen

Este artículo explora la implementación y los efectos del uso de rúbricas como una herramienta innovadora en la evaluación de seminarios de Cálculo Numérico en una universidad pública brasileña. El estudio investiga las percepciones de los estudiantes sobre el uso de rúbricas, incluyendo su claridad, utilidad e impacto en la realización de un seminario. La generación de datos se llevó a cabo a través de un cuestionario y observaciones del profesor. La investigación es de tipo descriptiva y exploratoria, con un enfoque mixto. Los resultados revelan que las rúbricas proporcionan una estructura transparente, haciendo que el proceso sea más justo y consistente. Los datos muestran una aceptación positiva por parte de los estudiantes, ya que también guían el desarrollo continuo del aprendizaje. En conclusión, este artículo contribuye al diálogo sobre prácticas de evaluación innovadoras, presentando evidencia del impacto positivo del uso de rúbricas en la evaluación de seminarios y fomentando la participación y autoevaluación de los estudiantes.

Biografía del autor/a

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Modelagem Matemática (Conceito CAPES 4) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Doutorado em Modelagem Computacional (Conceito CAPES 6) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Adjunto D do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e da Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio (Matemática na Prática) - (UAB), edição 2021. Líder do grupo de pesquisa G.A.M.A - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA e Membro dos Grupos de pesquisa: GEPEFORTE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação - UFFS e do grupo de Modelagem aplicada no desenvolvimento e otimização de processos tecnológicos e sistemas dinâmicos de 2014 até o momento atual. Tem experiência na área de modelagem dos fenômenos de transporte, com ênfase em Modelagem de deposição de parafinas em dutos de petróleo. Possui também experiência na modelagem e simulação dos fenômenos de transferência de calor em pavimentos flexíveis. Trabalha com os seguintes métodos numéricos: diferenças Finitas e Volumes Finitos para resolução de equações diferenciais parciais. Também fazem parte de suas pesquisas os temas: Metodologias ativas e aprendizagens ativas no Ensino Superior, uso de tecnologias, Resolução de Problemas, rubricas avaliativas e estatística aplicada.

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

É professora na UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) desde 2006. Atualmente é professora associada, com atuação no Curso de Letras- Línguas Adicionais (Inglês e Espanhol) e no Mestrado Acadêmico em Ensino. Também atuou na implementação do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, sendo a sua primeira coordenadora (entre 2013-2015) e exercendo uma segunda gestão (entre 2017-2019). Coordena a subcomissão de Formação Docente do Campus Bagé. Teve 16 orientações de mestrado, 2 coorientações de mestrado 9 orientações de especialização e 29 orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) concluídas. Atualmente integra duas redes internacionais, a Assessment in Higher Education (AHE) Network e a Red Internacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior (REFYCES). É co-coordenadora do Projeto AME (Acolhimento e Mentoria Estudantil). É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos do CNPq), que apresenta uma perspectiva inter e transdisciplinar. Seus atuais interesses de pesquisa são: permanência estudantil, engajamento e avaliação no Ensino Superior e aprendizagem enriquecida por tecnologias.

Angélica Cristina Rhoden, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Tem experiência na área de agronegócios e administração organizacional, bioeconomia e modelagem de sistemas de integração com agricultura. Possui graduação em Gestão do Agronegócio, pela instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus Santo Augusto (2016). Bacharelado em Administração pela Faculdade UNIBF, campus Paraíso do Norte (2020). Possui mestrado acadêmico em Agronegócios pela Universidade Federal de Santa Maria- campus Palmeira das Missões (2018), na linha arranjos organizacionais e competitividade nos agronegócios. Possui doutorado em Extensão Rural e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria, na linha dinâmicas econômicas e organizacionais na agricultura (2023). É especialista em Gestão de Projetos e Tecnologia da Informação (TI), pela instituição Instituto Federal do Rio de Janeiro (2023), atuando na área de sistemas de TI para o uso da terra, produção e distribuição de produtos agropecuários. Pesquisa e interesse em: determinantes da mudança do uso da terra, bioeconomia, sistemas integrados de produção no Agronegócio, desenvolvimento regional e territorial. Atua no projeto ALI-Educação na SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Rio Grande do Sul (Região da Campanha), no âmbito da política de inovação do próprio sistema SEBRAE, para promover o extensionismo tecnológico e estimular o desenvolvimento territorial com a incorporação da inovação sustentável nas práticas educacionais das instituições de ensino.

Anna Elizandra Sonego Fernandes, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Bacharela em Psicopedagogia (UNINTER), especialista em Neuroeducação e pós-graduada em Psicologia Escolar e Educacional (UNINTER). Mestranda em Ensino (UNIPAMPA).

Publicado

2024-04-24

Cómo citar

Blass, L., Irala, V. B., Rhoden, A. C., & Fernandes, A. E. S. (2024). RÚBRICAS PARA LA EVALUACIÓN DE SEMINARIOS EN EDUCACIÓN SUPERIOR: ENFOQUES, VENTAJAS Y CONSIDERACIONES. VIDYA, 44(1), 153–171. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4725

Número

Sección

Artigos