RUBRICS IN HIGHER EDUCATION SEMINAR ASSESSMENT: APPROACHES, ADVANTAGES, AND CONSIDERATIONS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4725

Keywords:

rubrics, assessment, seminars, numerical analysis

Abstract

This article explores the implementation and effects of using rubrics as an innovative tool in the assessment of Numerical Analysis seminars at a Brazilian public university. The study investigates students’ perceptions of rubric use, including its clarity, utility, and impact on seminar performance. Data generation was conducted through a questionnaire and teacher observations. The research is descriptive and exploratory, utilizing a mixed-methods approach. The results reveal that rubrics provide a transparent structure, making the process fairer and more consistent. The data demonstrate a positive acceptance by students, as they also guide continuous learning development. In conclusion, this article contributes to the discourse on innovative assessment practices by presenting evidence of the positive impact of rubric use in seminar assessment and encouraging student engagement and self-assessment.

Author Biographies

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Modelagem Matemática (Conceito CAPES 4) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Doutorado em Modelagem Computacional (Conceito CAPES 6) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Adjunto D do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e da Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio (Matemática na Prática) - (UAB), edição 2021. Líder do grupo de pesquisa G.A.M.A - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA e Membro dos Grupos de pesquisa: GEPEFORTE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação - UFFS e do grupo de Modelagem aplicada no desenvolvimento e otimização de processos tecnológicos e sistemas dinâmicos de 2014 até o momento atual. Tem experiência na área de modelagem dos fenômenos de transporte, com ênfase em Modelagem de deposição de parafinas em dutos de petróleo. Possui também experiência na modelagem e simulação dos fenômenos de transferência de calor em pavimentos flexíveis. Trabalha com os seguintes métodos numéricos: diferenças Finitas e Volumes Finitos para resolução de equações diferenciais parciais. Também fazem parte de suas pesquisas os temas: Metodologias ativas e aprendizagens ativas no Ensino Superior, uso de tecnologias, Resolução de Problemas, rubricas avaliativas e estatística aplicada.

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

É professora na UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) desde 2006. Atualmente é professora associada, com atuação no Curso de Letras- Línguas Adicionais (Inglês e Espanhol) e no Mestrado Acadêmico em Ensino. Também atuou na implementação do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, sendo a sua primeira coordenadora (entre 2013-2015) e exercendo uma segunda gestão (entre 2017-2019). Coordena a subcomissão de Formação Docente do Campus Bagé. Teve 16 orientações de mestrado, 2 coorientações de mestrado 9 orientações de especialização e 29 orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) concluídas. Atualmente integra duas redes internacionais, a Assessment in Higher Education (AHE) Network e a Red Internacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior (REFYCES). É co-coordenadora do Projeto AME (Acolhimento e Mentoria Estudantil). É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos do CNPq), que apresenta uma perspectiva inter e transdisciplinar. Seus atuais interesses de pesquisa são: permanência estudantil, engajamento e avaliação no Ensino Superior e aprendizagem enriquecida por tecnologias.

Angélica Cristina Rhoden, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Tem experiência na área de agronegócios e administração organizacional, bioeconomia e modelagem de sistemas de integração com agricultura. Possui graduação em Gestão do Agronegócio, pela instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus Santo Augusto (2016). Bacharelado em Administração pela Faculdade UNIBF, campus Paraíso do Norte (2020). Possui mestrado acadêmico em Agronegócios pela Universidade Federal de Santa Maria- campus Palmeira das Missões (2018), na linha arranjos organizacionais e competitividade nos agronegócios. Possui doutorado em Extensão Rural e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria, na linha dinâmicas econômicas e organizacionais na agricultura (2023). É especialista em Gestão de Projetos e Tecnologia da Informação (TI), pela instituição Instituto Federal do Rio de Janeiro (2023), atuando na área de sistemas de TI para o uso da terra, produção e distribuição de produtos agropecuários. Pesquisa e interesse em: determinantes da mudança do uso da terra, bioeconomia, sistemas integrados de produção no Agronegócio, desenvolvimento regional e territorial. Atua no projeto ALI-Educação na SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Rio Grande do Sul (Região da Campanha), no âmbito da política de inovação do próprio sistema SEBRAE, para promover o extensionismo tecnológico e estimular o desenvolvimento territorial com a incorporação da inovação sustentável nas práticas educacionais das instituições de ensino.

Anna Elizandra Sonego Fernandes, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Bacharela em Psicopedagogia (UNINTER), especialista em Neuroeducação e pós-graduada em Psicologia Escolar e Educacional (UNINTER). Mestranda em Ensino (UNIPAMPA).

Published

2024-04-24

How to Cite

Blass, L., Irala, V. B., Rhoden, A. C., & Fernandes, A. E. S. (2024). RUBRICS IN HIGHER EDUCATION SEMINAR ASSESSMENT: APPROACHES, ADVANTAGES, AND CONSIDERATIONS. VIDYA, 44(1), 153–171. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4725

Issue

Section

Artigos