MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ALIMENTAÇÃO, OBESIDADE E DESNUTRIÇÃO

Autores

  • Karla Jaqueline Souza Tatsch
  • Vanilde Bisognin

Resumo

O presente artigo refere-se a uma pesquisa realizada numa primeira série do Ensino Médio, utilizando a modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem, discutindo o tema “Alimentação, obesidade e desnutrição”. A pesquisa propôs verificar as possibilidades metodológicas oferecidas pela modelagem matemática para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos de Funções e Estatística. A partir da pesquisa e análise de dados referentes ao tema, foram elaboradas situações-problema e realizadas atividades que oportunizaram o desenvolvimento de conceitos matemáticos que os alunos já possuíam e a introdução de novos conhecimentos. A modelagem matemática contribuiu para um aprendizado significativo dos conteúdos previstos e o tema abordado apresentou riqueza de diversidade e oportunizou a interdisciplinaridade. Esta pesquisa, que se enquadra na área da Educação Matemática, apresenta-se como uma possibilidade de contribuição para a conquista da melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

23.04.2015

Como Citar

Tatsch, K. J. S., & Bisognin, V. (2015). MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ALIMENTAÇÃO, OBESIDADE E DESNUTRIÇÃO. VIDYA, 24(42), 18. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/412

Edição

Seção

Artigos