MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ALIMENTAÇÃO, OBESIDADE E DESNUTRIÇÃO
Abstract
O presente artigo refere-se a uma pesquisa realizada numa primeira série do Ensino Médio, utilizando a modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem, discutindo o tema “Alimentação, obesidade e desnutrição”. A pesquisa propôs verificar as possibilidades metodológicas oferecidas pela modelagem matemática para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos de Funções e Estatística. A partir da pesquisa e análise de dados referentes ao tema, foram elaboradas situações-problema e realizadas atividades que oportunizaram o desenvolvimento de conceitos matemáticos que os alunos já possuíam e a introdução de novos conhecimentos. A modelagem matemática contribuiu para um aprendizado significativo dos conteúdos previstos e o tema abordado apresentou riqueza de diversidade e oportunizou a interdisciplinaridade. Esta pesquisa, que se enquadra na área da Educação Matemática, apresenta-se como uma possibilidade de contribuição para a conquista da melhoria do processo de ensino e aprendizagem.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









