FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA: ELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ATRAVÉS DE UMA OFICINA VIRTUAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3855

Resumen

A pandemia causou enormes mudanças e desafios no setor educacional; os professores e estudantes precisaram se adaptar às tecnologias digitais que até então eram desconhecidas por alguns. Mesmo vivendo nesse panorama de distanciamento social foi necessário buscar o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de atividades remotas. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma oficina sobre construção de situações-problema em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) nas Ciências da Natureza para professores de formação inicial e continuada. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória realizada com alunos de Pós-Graduação. A coleta de dados foi realizada através da construção de situações-problema estimuladas por imagens, das quais, a transcrição dessas será considerada neste artigo. Os resultados indicam que esta oficina possibilitou excelentes reflexões em grupo por meio da utilização de técnicas propostas durante a prática, além de desafiá-los na construção das situações-problema em ABP e na possível utilização deste método em futuras aulas.

Biografía del autor/a

Darlize Déglan Borges Beulck Bender, Universidade Federal de Santa Maria.

Atualmente é doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES. Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (2016-2018), Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2013-2015) e possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha/URCAMP - Campus Alegrete (2007-2010). Tem experiência na área de Educação, onde atuou como professora de ciências e biologia na Educação Básica (2011 - 2015).

Luana Ehle Joras, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2017), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2020). Atualmente é aluna do Curso de Ciências Biológicas na modalidade Bacharelado e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS/UFSM). É membro do Grupo de Estudos Transdisciplinares: Educação em Ciências (GET) da Universidade Federal de Santa Maria, coordenado por Maria Rosa Chitolina Schetinger. Desenvolve pesquisas na área de Educação, com foco em Educação em Ciências, atuando principalmente nas seguintes temáticas: metodologia de ensino, educação alimentar e nutricional, e elaboração de material didático. 

Alecsandra Pinheiro Vendrusculo, Universidade Franciscana de Santa Maria - UFN

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pela Associação Catarinense de Ensino (2001), especialização em Dinâmica de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmicas de Grupo (2012), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Atualmente é professor assistente da Universidade Franciscana. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: hidroterapia, idosos, fisioterapia aquática, qualidade de vida, Pilates na Água e Diretrizes Curriculares Nacionais da fisioterapia.

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996) e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq. Atualmente é vice-presidente do Clube Brasileiro de Purinas. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia, atuando principalmente nos seguintes temas: NTPDase, 5'-nucleotidase, acetilcolinesterase, ALA-D, catalase e superóxido dismutase em diferentes doenças em humanos e em modelos experimentais. Também, está trabalhando em Educação em Ciências, em ensino, aprendizagem e cienciometria. É mãe de quatro filhos. Nome em citações: Maria Rosa Chitolina Schetinger

Publicado

2021-11-10

Cómo citar

Bender, D. D. B. B., Joras, L. E., Vendrusculo, A. P., & Schetinger, M. R. C. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA: ELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ATRAVÉS DE UMA OFICINA VIRTUAL. VIDYA, 41(2), 133–148. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3855

Número

Sección

Artigos