FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA: ELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ATRAVÉS DE UMA OFICINA VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3855Abstract
A pandemia causou enormes mudanças e desafios no setor educacional; os professores e estudantes precisaram se adaptar às tecnologias digitais que até então eram desconhecidas por alguns. Mesmo vivendo nesse panorama de distanciamento social foi necessário buscar o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de atividades remotas. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma oficina sobre construção de situações-problema em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) nas Ciências da Natureza para professores de formação inicial e continuada. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória realizada com alunos de Pós-Graduação. A coleta de dados foi realizada através da construção de situações-problema estimuladas por imagens, das quais, a transcrição dessas será considerada neste artigo. Os resultados indicam que esta oficina possibilitou excelentes reflexões em grupo por meio da utilização de técnicas propostas durante a prática, além de desafiá-los na construção das situações-problema em ABP e na possível utilização deste método em futuras aulas.