CAMINHOS DE UM ESTÁGIO DE DOCÊNCIA COM FOCO NUMA PRÁTICA ESCOLAR, ENTRECRUZANDO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Resumen
Neste trabalho, referencia-se o estágio de docência (primeiro semestre de 2010) no componente curricular de Bioquímica I de um curso de licenciatura em Química e Biologia. O período do estágio contemplou o máximo possível dos vários momentos vividos que foram de observação e acompanhamento das questões de reconstrução/descrição dos conceitos, anteriormente trabalhados pela professora titular, sobre metabolismo celular e aulas práticas. Os outros momentos (extraclasse) foram de planejamento sobre temas destacados em sala de aula, relacionados ao conceito de “enzimas”. No percurso das orientações, delineou-se a ideia para apresentação aos acadêmicos2 sobre o processo da industrialização do álcool a partir da cana-de-açúcar destacado através da “fermentação e ação enzimática”, vivido na contextualização pela professora estagiária. Destaca-se que as reflexões abordadas na realização do estágio elencaram a formação inicial, profissional e continuada. Também contribuiu no processo de formação dos acadêmicos e estagiária quanto a experiências confrontadas e (re)significadas ao relacionar teoria e prática na formação dos espaços formais.Descargas
Publicado
2010-04-16
Cómo citar
Uhmann, R. I. M., & Zanon, L. B. (2010). CAMINHOS DE UM ESTÁGIO DE DOCÊNCIA COM FOCO NUMA PRÁTICA ESCOLAR, ENTRECRUZANDO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. VIDYA, 30(2), 12. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/309
Número
Sección
Artigos