CAMINHOS DE UM ESTÁGIO DE DOCÊNCIA COM FOCO NUMA PRÁTICA ESCOLAR, ENTRECRUZANDO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Abstract
Neste trabalho, referencia-se o estágio de docência (primeiro semestre de 2010) no componente curricular de Bioquímica I de um curso de licenciatura em Química e Biologia. O período do estágio contemplou o máximo possível dos vários momentos vividos que foram de observação e acompanhamento das questões de reconstrução/descrição dos conceitos, anteriormente trabalhados pela professora titular, sobre metabolismo celular e aulas práticas. Os outros momentos (extraclasse) foram de planejamento sobre temas destacados em sala de aula, relacionados ao conceito de “enzimas”. No percurso das orientações, delineou-se a ideia para apresentação aos acadêmicos2 sobre o processo da industrialização do álcool a partir da cana-de-açúcar destacado através da “fermentação e ação enzimática”, vivido na contextualização pela professora estagiária. Destaca-se que as reflexões abordadas na realização do estágio elencaram a formação inicial, profissional e continuada. Também contribuiu no processo de formação dos acadêmicos e estagiária quanto a experiências confrontadas e (re)significadas ao relacionar teoria e prática na formação dos espaços formais.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









