UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR NO CURSO PRIMÁRIO: ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO MANUAL DE COELHO (1892)

Autores/as

  • Francisca Janice dos Santos Fortaleza Universidade Federal do Pará/Doutoranda
  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo/Professor Livre Docente

Resumen

Este artigo apresenta resultados parciais de um projeto de doutoramento que integra um projeto amplo de investigação. A contribuição do projeto de doutoramento consistirá em caracterizar elementos de uma geometria para ensinar que podem ser extraídos das orientações objetivadas em manuais de Pedagogia direcionados à formação de professores primários no Brasil (1870 - 1920). Para este artigo consideramos o manual de Coelho publicado em 1892 para responder à questão: que elementos de uma geometria para ensinar foram sistematizados nessa obra? Com o objetivo de caracterizar elementos de uma geometria para ensinar, recorremos a estudos sócio-históricos da educação a partir dos quais chegamos à mobilização das categorias teóricas de matemática a ensinar e matemática para ensinar. Os resultados parciais demonstram que o referido manual apresenta a sistematização de elementos constitutivos do saber profissional da docência, os quais podemos chamar de elementos de uma geometria para ensinar, com características da vaga pedagógica intuitiva.

Biografía del autor/a

Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Universidade Federal do Pará/Doutoranda

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). É participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática (GEHEM) do PPGECM e integra a equipe de trabalho do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT Brasil -SP) no primeiro semestre de 2019.

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo/Professor Livre Docente

Professor Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do GHEMAT-SP.

Publicado

2019-11-26

Cómo citar

Fortaleza, F. J. dos S., & Valente, W. R. (2019). UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR NO CURSO PRIMÁRIO: ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO MANUAL DE COELHO (1892). VIDYA, 39(2), 347–361. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2831