UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR NO CURSO PRIMÁRIO: ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO MANUAL DE COELHO (1892)
Abstract
Este artigo apresenta resultados parciais de um projeto de doutoramento que integra um projeto amplo de investigação. A contribuição do projeto de doutoramento consistirá em caracterizar elementos de uma geometria para ensinar que podem ser extraídos das orientações objetivadas em manuais de Pedagogia direcionados à formação de professores primários no Brasil (1870 - 1920). Para este artigo consideramos o manual de Coelho publicado em 1892 para responder à questão: que elementos de uma geometria para ensinar foram sistematizados nessa obra? Com o objetivo de caracterizar elementos de uma geometria para ensinar, recorremos a estudos sócio-históricos da educação a partir dos quais chegamos à mobilização das categorias teóricas de matemática a ensinar e matemática para ensinar. Os resultados parciais demonstram que o referido manual apresenta a sistematização de elementos constitutivos do saber profissional da docência, os quais podemos chamar de elementos de uma geometria para ensinar, com características da vaga pedagógica intuitiva.