INSIGHT: DESCRIÇÃO E POSSIBILIDADES DE SEU USO NO ENSINO DO CÁLCULO

Autores/as

  • Francisco Regis Vieira Alves

Resumen

Apesar de se desenvolverem em níveis de dificuldades distintos, as atividades de investigação do matemático profissional e do estudante apresentam elementos de ordem e natureza cognitiva comuns. Dentre eles, destacamos como objetivos neste trabalho, a discussão do papel e as características da faculdade ontológica que nominamos insight. Para tanto, apesar do seu caráter de subtaneidade e imprevisibilidade, descrevemos e analisamos suas ligações com a percepção e a intuição. Para evidenciar, todavia, possibilidades e vias de seu uso consciente no ensino, trazemos algumas situações envolvendo o Cálculo Diferencial e Integral a Várias Variáveis.

Publicado

2015-04-07

Cómo citar

Alves, F. R. V. (2015). INSIGHT: DESCRIÇÃO E POSSIBILIDADES DE SEU USO NO ENSINO DO CÁLCULO. VIDYA, 32(2), 13. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/279

Número

Sección

Artigos