INSIGHT: DESCRIÇÃO E POSSIBILIDADES DE SEU USO NO ENSINO DO CÁLCULO
Abstract
Apesar de se desenvolverem em níveis de dificuldades distintos, as atividades de investigação do matemático profissional e do estudante apresentam elementos de ordem e natureza cognitiva comuns. Dentre eles, destacamos como objetivos neste trabalho, a discussão do papel e as características da faculdade ontológica que nominamos insight. Para tanto, apesar do seu caráter de subtaneidade e imprevisibilidade, descrevemos e analisamos suas ligações com a percepção e a intuição. Para evidenciar, todavia, possibilidades e vias de seu uso consciente no ensino, trazemos algumas situações envolvendo o Cálculo Diferencial e Integral a Várias Variáveis.Downloads
Published
2015-04-07
How to Cite
Alves, F. R. V. (2015). INSIGHT: DESCRIÇÃO E POSSIBILIDADES DE SEU USO NO ENSINO DO CÁLCULO. VIDYA, 32(2), 13. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/279
Issue
Section
Artigos