EXPLORANDO MODELOS MATEMÁTICOS TRIGONOMÉTRICOS A PARTIR DE APPLETS
Resumen
Apresentamos os resultados de uma pesquisa que investigou as contribuições de uma sequência de ensino de trigonometria, com ênfase na modelagem matemática e na utilização de recursos tecnológicos. A sequência de ensino foi elaborada tendo como referencial metodológico a engenharia didática e desenvolvida com duas turmas de 2ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. Neste artigo, focalizamos a análise das atividades em que os alunos utilizaram aplicativos dinâmicos (applets), para explorar alguns modelos matemáticos da trigonometria. A análise dos registros escritos evidenciou o envolvimento dos estudantes na execução das atividades. O uso dos applets na exploração do círculo trigonométrico e no estudo das representações gráficas das funções trigonométricas viabilizou a exploração visual e a integração da álgebra e da geometria para favorecer a aprendizagem de alguns conteúdos de trigonometria.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









