EXPLORANDO MODELOS MATEMÁTICOS TRIGONOMÉTRICOS A PARTIR DE APPLETS
Abstract
Apresentamos os resultados de uma pesquisa que investigou as contribuições de uma sequência de ensino de trigonometria, com ênfase na modelagem matemática e na utilização de recursos tecnológicos. A sequência de ensino foi elaborada tendo como referencial metodológico a engenharia didática e desenvolvida com duas turmas de 2ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. Neste artigo, focalizamos a análise das atividades em que os alunos utilizaram aplicativos dinâmicos (applets), para explorar alguns modelos matemáticos da trigonometria. A análise dos registros escritos evidenciou o envolvimento dos estudantes na execução das atividades. O uso dos applets na exploração do círculo trigonométrico e no estudo das representações gráficas das funções trigonométricas viabilizou a exploração visual e a integração da álgebra e da geometria para favorecer a aprendizagem de alguns conteúdos de trigonometria.Downloads
Published
2012-04-07
How to Cite
da Silva, M. F., & Frota, M. C. R. (2012). EXPLORANDO MODELOS MATEMÁTICOS TRIGONOMÉTRICOS A PARTIR DE APPLETS. VIDYA, 32(2), 15. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/276
Issue
Section
Artigos