OS SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS RACIONAIS: UM OLHAR A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO

Autores/as

  • Marcia Viaro Flôres Instituto Federal Farroupilha
  • Vanilde Bisognin Universidade Franciscana

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo investigar quais significados dos números racionais são privilegiados em uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental. Para isso, optou-se por um estudo de natureza qualitativa associado a uma análise documental, a qual teve como foco os distintos significados dos números racionais. Para análise, foram considerados tantos os exemplos como as atividades propostas nos capítulos referentes a esse conteúdo. Como resultados, observou-se a predominância dos significados operador e parte-todo, em detrimento dos significados medida, quociente e razão. Ainda, nas atividades propostas, detectou-se um trabalho centrado nos procedimentos matemáticos com pouca exploração dos conceitos.

Biografía del autor/a

Marcia Viaro Flôres, Instituto Federal Farroupilha

Mestre em Matemática. Docente da área de Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Vanilde Bisognin, Universidade Franciscana

Doutora em Matemática. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Publicado

2020-07-31

Cómo citar

Viaro Flôres, M., & Bisognin, V. (2020). OS SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS RACIONAIS: UM OLHAR A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO. VIDYA, 40(1), 29–43. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2721

Número

Sección

Artigos