OS SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS RACIONAIS: UM OLHAR A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo investigar quais significados dos números racionais são privilegiados em uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental. Para isso, optou-se por um estudo de natureza qualitativa associado a uma análise documental, a qual teve como foco os distintos significados dos números racionais. Para análise, foram considerados tantos os exemplos como as atividades propostas nos capítulos referentes a esse conteúdo. Como resultados, observou-se a predominância dos significados operador e parte-todo, em detrimento dos significados medida, quociente e razão. Ainda, nas atividades propostas, detectou-se um trabalho centrado nos procedimentos matemáticos com pouca exploração dos conceitos.Downloads
Published
2020-07-31
How to Cite
Viaro Flôres, M., & Bisognin, V. (2020). OS SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS RACIONAIS: UM OLHAR A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO. VIDYA, 40(1), 29–43. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2721
Issue
Section
Artigos