UM PANORAMA SOBRE AS PESQUISAS BRASILEIRAS RELACIONADAS COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CÁLCULO COM ÊNFASE EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores/as

  • Eliane Bihuna de Azevedo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Elisandra Bar de Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Pedro Manuel Baptista Palhares Universidade do Minho

Resumen

Este texto tem por objetivo apresentar um panorama das pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral e sobre o uso da metodologia de Resolução de Problemas para ensinar conteúdos inerentes a esta disciplina. Para realizar a catalogação dos trabalhos acadêmicos relacionados com o Cálculo foi utilizada a base de dados da CAPES no período de 2013 a 2017. Para traçar um panorama das pesquisas que relacionam a metodologia de Resolução de Problemas com o Cálculo tomamos como referência os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas e pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados em Educação Matemática, além do portal da CAPES. Nesta pesquisa constatamos que há poucas investigações que são realizadas no Ensino Superior que conciliam a metodologia de Resolução de Problemas com o ensino e a aprendizagem de Cálculo em turmas regulares. Isso é um indicativo da importância desse tema e destacamos que mais pesquisadores deveriam desenvolver trabalhos nesse campo.

Biografía del autor/a

Eliane Bihuna de Azevedo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal.

Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Elisandra Bar de Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Matemática Pura pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
Mestre em Matemática Pura pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Professora do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Pedro Manuel Baptista Palhares, Universidade do Minho

Doutoramento (Dezembro de 2000) em Estudos da Criança, pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho.

Master of Arts in Education in Mathematics Education (Novembro de 1992) – King’s College, Universidade de Londres.

Licenciatura em Matemática - Ramo Educacional (Julho de 1986) - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Professor Associado com Agregação na Universidade do Minho do Departamento de Estudos Integrados em Literacia, Didática e Supervisão, Instituto de Educação.

Publicado

2019-08-28

Cómo citar

Bihuna de Azevedo, E., Bar de Figueiredo, E., & Baptista Palhares, P. M. (2019). UM PANORAMA SOBRE AS PESQUISAS BRASILEIRAS RELACIONADAS COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CÁLCULO COM ÊNFASE EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. VIDYA, 39(1), 153–178. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2653

Número

Sección

Artigos