UM PANORAMA SOBRE AS PESQUISAS BRASILEIRAS RELACIONADAS COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CÁLCULO COM ÊNFASE EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Abstract
Este texto tem por objetivo apresentar um panorama das pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral e sobre o uso da metodologia de Resolução de Problemas para ensinar conteúdos inerentes a esta disciplina. Para realizar a catalogação dos trabalhos acadêmicos relacionados com o Cálculo foi utilizada a base de dados da CAPES no período de 2013 a 2017. Para traçar um panorama das pesquisas que relacionam a metodologia de Resolução de Problemas com o Cálculo tomamos como referência os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas e pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados em Educação Matemática, além do portal da CAPES. Nesta pesquisa constatamos que há poucas investigações que são realizadas no Ensino Superior que conciliam a metodologia de Resolução de Problemas com o ensino e a aprendizagem de Cálculo em turmas regulares. Isso é um indicativo da importância desse tema e destacamos que mais pesquisadores deveriam desenvolver trabalhos nesse campo.