PROFESSORES E FORMADORES: DIÁLOGOS SOBRE O PAPEL DA DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA

Autores/as

  • Emerson Rolkouski Universidade Federal do Paraná
  • Suellen Rodrigues de Oliveira Mazzolli Secretaria de Municipal de Educação de Curitiba

Resumen

Esse artigo tem por objetivo tecer compreensões sobre percepções do Professor de Matemática da Educação Básica e do Formador de professores de Matemática acerca das demonstrações e seu ensino. Para a realização deste estudo, elaborou-se um roteiro com questões pertinentes ao tema utilizado para entrevistar três Formadores e três Professores de Matemática. Os dados constituídos foram submetidos à Análise de Conteúdo, possibilitando a emersão de três categorias: a demonstração e o trabalho do Matemático; a demonstração e a formação e atuação do Professor de Matemática; e, a demonstração e a sala de aula de Educação Básica. Para cada uma das categorias foram construídos textos articulados à literatura pertinente apontando distanciamentos entre a formação e a atuação dos professores e a redução das funções da demonstração. Considerando-se os resultados encontrados, sugere-se caminhos para a superação da dicotomia formação/atuação que possam auxiliar no desenvolvimento do pensamento matemático na Educação Básica.

Biografía del autor/a

Emerson Rolkouski, Universidade Federal do Paraná

Setor de Ciências Exatas

Departamento de Expressão Gráfica

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática

Suellen Rodrigues de Oliveira Mazzolli, Secretaria de Municipal de Educação de Curitiba

Secretaria de Municipal de Educação de Curitiba

Publicado

2019-08-28

Cómo citar

Rolkouski, E., & Mazzolli, S. R. de O. (2019). PROFESSORES E FORMADORES: DIÁLOGOS SOBRE O PAPEL DA DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA. VIDYA, 39(1), 311–332. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2621

Número

Sección

Artigos