PROFESSORES E FORMADORES: DIÁLOGOS SOBRE O PAPEL DA DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA

Authors

  • Emerson Rolkouski Universidade Federal do Paraná
  • Suellen Rodrigues de Oliveira Mazzolli Secretaria de Municipal de Educação de Curitiba

Abstract

Esse artigo tem por objetivo tecer compreensões sobre percepções do Professor de Matemática da Educação Básica e do Formador de professores de Matemática acerca das demonstrações e seu ensino. Para a realização deste estudo, elaborou-se um roteiro com questões pertinentes ao tema utilizado para entrevistar três Formadores e três Professores de Matemática. Os dados constituídos foram submetidos à Análise de Conteúdo, possibilitando a emersão de três categorias: a demonstração e o trabalho do Matemático; a demonstração e a formação e atuação do Professor de Matemática; e, a demonstração e a sala de aula de Educação Básica. Para cada uma das categorias foram construídos textos articulados à literatura pertinente apontando distanciamentos entre a formação e a atuação dos professores e a redução das funções da demonstração. Considerando-se os resultados encontrados, sugere-se caminhos para a superação da dicotomia formação/atuação que possam auxiliar no desenvolvimento do pensamento matemático na Educação Básica.

Author Biographies

Emerson Rolkouski, Universidade Federal do Paraná

Setor de Ciências Exatas

Departamento de Expressão Gráfica

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática

Suellen Rodrigues de Oliveira Mazzolli, Secretaria de Municipal de Educação de Curitiba

Secretaria de Municipal de Educação de Curitiba

Published

2019-08-28

How to Cite

Rolkouski, E., & Mazzolli, S. R. de O. (2019). PROFESSORES E FORMADORES: DIÁLOGOS SOBRE O PAPEL DA DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA. VIDYA, 39(1), 311–332. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2621

Issue

Section

Artigos