ANÁLISE DOS ESQUEMAS EM AÇÃO DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Fabiane Lima Righi Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Cecília Pereira Santarosa Doutora em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.
  • Carmen Vieira Mathias Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora Regional da Obmep (RS 02) Tutora Grupo PET- Matemática.

Resumen

Neste trabalho, apresentam-se resultados de uma pesquisa exploratória que fez parte de uma dissertação de mestrado apresentada ao Curso de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo foi analisar os esquemas em ação da grandeza volume no contexto da formação inicial de professores de Matemática por meio da elaboração e aplicação de um teste cujas situações articularam diferentes formas de representações para serem solucionadas. O público alvo foi composto por alunos da disciplina de Geometria Espacial do Curso de Matemática Licenciatura da referida universidade. Apoiado na Teoria dos Campos Conceituais, o teste apresentou situações de medida, de comparação e de produção, requerendo a articulação entre os quadros geométrico, numérico e das grandezas. Os resultados mostraram que os alunos têm dificuldades em: transformar unidades de medidas, compreender a independência da área e volume com a forma e suas medidas lineares. Também se verificou ênfase no quadro geométrico e numérico como obstáculo para a aprendizagem da grandeza volume, fato este que tem respaldo na forma como a unidade volume é estruturada, voltada ao cálculo dos principais sólidos geométricos e aplicação de fórmulas, sem relação com outras grandezas ou em diferentes situações.

Biografía del autor/a

Fabiane Lima Righi, Universidade Federal de Santa Maria

Formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria em 2016, atualmente cursando o Mestrado em Educação Matemática, na referida instituição.

Publicado

2019-08-28

Cómo citar

Lima Righi, F., Pereira Santarosa, M. C., & Vieira Mathias, C. (2019). ANÁLISE DOS ESQUEMAS EM AÇÃO DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR. VIDYA, 39(1), 179–194. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2479

Número

Sección

Artigos