ANÁLISE DOS ESQUEMAS EM AÇÃO DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR
Abstract
Neste trabalho, apresentam-se resultados de uma pesquisa exploratória que fez parte de uma dissertação de mestrado apresentada ao Curso de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo foi analisar os esquemas em ação da grandeza volume no contexto da formação inicial de professores de Matemática por meio da elaboração e aplicação de um teste cujas situações articularam diferentes formas de representações para serem solucionadas. O público alvo foi composto por alunos da disciplina de Geometria Espacial do Curso de Matemática Licenciatura da referida universidade. Apoiado na Teoria dos Campos Conceituais, o teste apresentou situações de medida, de comparação e de produção, requerendo a articulação entre os quadros geométrico, numérico e das grandezas. Os resultados mostraram que os alunos têm dificuldades em: transformar unidades de medidas, compreender a independência da área e volume com a forma e suas medidas lineares. Também se verificou ênfase no quadro geométrico e numérico como obstáculo para a aprendizagem da grandeza volume, fato este que tem respaldo na forma como a unidade volume é estruturada, voltada ao cálculo dos principais sólidos geométricos e aplicação de fórmulas, sem relação com outras grandezas ou em diferentes situações.