FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: USOS, OBJETIVOS, IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES

Autores/as

  • Maria Rachel Pessoa de Queiroz Universidade do Estado da Bahia
  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar como os usos de ferramentas tecnológicas em livros didáticos de Matemática Financeira estão associados a objetivos nestas obras, bem como, analisar implicações desses usos em ambientes educacionais. Selecionamos livros didáticos que permitiam um espectro qualitativamente variado sobre usos das ferramentas mais comumente exploradas nesses livros e analisamos seus elementos textuais e pré-textuais. Concluímos que as opções dos autores quanto a esses usos são condicionadas pelos seus objetivos, sendo estes associados aos contextos profissionais dos mesmos e aos seus públicos-alvo. Como implicação, analisamos como a seleção de livros didáticos que usam, ou não, essas mídias pode ser orientada pelos objetivos educacionais dos professores, pelos contextos dos quais participam e relações destas escolhas com aplicações em contextos profissionais.

Biografía del autor/a

Maria Rachel Pessoa de Queiroz, Universidade do Estado da Bahia

Professora Assistente no curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia - UNEB - campus V - Santo Antônio de Jesus com doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA

Jonei Cerqueira Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Professor adjunto na Faculdade de Educação - FACED, doutor em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro

Publicado

2017-11-14

Cómo citar

Queiroz, M. R. P. de, & Barbosa, J. C. (2017). FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: USOS, OBJETIVOS, IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES. VIDYA, 37(2), 549–573. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2055