A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PARANÁ: UM PANORAMA.

Autores/as

  • Andresa Maria Justulin UTFPR

Resumen

O presente trabalho teve por objetivo investigar como a Resolução de Problemas se apresenta nos Cursos de Licenciatura em Matemática do estado do Paraná. Para isso, buscaram-se elementos nos documentos e ementas dos cursos cadastrados no portal E-MEC e por meio de consulta individual nos sites das universidades. Em seguida, realizou-se uma consulta via e-mail aos professores coordenadores desses cursos. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa na tentativa de compreensão dos significados e características situacionais. Os resultados indicaram que quatro cursos apresentam a Resolução de Problemas como disciplina obrigatória e 20 deles trazem-na como tópico de disciplina. Um obstáculo foi a indisponibilidade de se obter as ementas de todos os cursos, visto que algumas instituições não disponibilizam essas informações em seus sites. Os participantes da pesquisa destacaram a importância da Resolução de Problemas como metodologia de ensino, mas não consideram a necessidade de que seja uma nova disciplina.

Biografía del autor/a

Andresa Maria Justulin, UTFPR

Doutora em Educação Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento de Matemática, Campus Cornélio Procópio.

Publicado

2017-09-08

Cómo citar

Justulin, A. M. (2017). A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PARANÁ: UM PANORAMA. VIDYA, 37(1), 127–141. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1987

Número

Sección

Artigos