A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PARANÁ: UM PANORAMA.
Abstract
O presente trabalho teve por objetivo investigar como a Resolução de Problemas se apresenta nos Cursos de Licenciatura em Matemática do estado do Paraná. Para isso, buscaram-se elementos nos documentos e ementas dos cursos cadastrados no portal E-MEC e por meio de consulta individual nos sites das universidades. Em seguida, realizou-se uma consulta via e-mail aos professores coordenadores desses cursos. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa na tentativa de compreensão dos significados e características situacionais. Os resultados indicaram que quatro cursos apresentam a Resolução de Problemas como disciplina obrigatória e 20 deles trazem-na como tópico de disciplina. Um obstáculo foi a indisponibilidade de se obter as ementas de todos os cursos, visto que algumas instituições não disponibilizam essas informações em seus sites. Os participantes da pesquisa destacaram a importância da Resolução de Problemas como metodologia de ensino, mas não consideram a necessidade de que seja uma nova disciplina.