INVESTIGANDO O ÚLTIMO NÍVEL DA TEORIA DE VAN HIELE COM ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO – a generalização do teorema de Pitágoras

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano

Resumo

Neste artigo, apresentam-se resultados de uma pesquisa qualitativa, a qual teve por objetivo investigar como um grupo específico de estudantes de um programa de pós-graduação compreendia os registros natural e figural do Teorema de Pitágoras a partir de seus conhecimentos prévios sobre ele. Para tal, levantou-se a seguinte hipótese: o grupo focal se encontra no nível cinco da Teoria de Van Hiele, ou seja, os alunos têm a conceituação do Teorema de Pitágoras em diversas abordagens geométricas? Ou confundem forma e medida? Os resultados mostraram que os envolvidos, embora enunciassem o referido em linguagem natural, interpretaram de maneira incorreta a forma geométrica do quadrado com a operação aritmética de elevar ao quadrado, ou seja, não há clareza entre formas e medidas. Além disso, ao concluir que há um único registro figural do teorema, entendeu-se que não alcançaram o nível do rigor da teoria para o desenvolvimento do raciocínio em Geometria.

Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano

Licenciatura Plena em Matemática pela UCPEL (1974). Especialista em Análise Matemática pela UFPEL (1982). Mestrado em Matemática Pura e Aplicada pela UFSC (1985). Doutorado em Educação - área de concentração Educação Matemática - pela UFPR (2009). Professor do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática da UNIFRA.

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Publicado

14.11.2017

Como Citar

Leivas, J. C. P. (2017). INVESTIGANDO O ÚLTIMO NÍVEL DA TEORIA DE VAN HIELE COM ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO – a generalização do teorema de Pitágoras. VIDYA, 37(2), 515–531. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1945