UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES À LUZ DA ABORDAGEM DOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS TECNOLÓGICOS DO CONTEÚDO

Autores/as

  • Katiane de Moraes Rocha École Normale Supérieure de Lyon
  • Marilena Bittar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar algumas contribuições de uma formação baseada na abordagem dos conhecimentos pedagógicos tecnológicos do conteúdo para a discussão do processo de integração da tecnologia na prática pedagógica do futuro professor dos anos iniciais. Para tanto, apresentamos a análise de dados de uma formação realizada com professores acadêmicos dos anos iniciais. Essa formação foi pautada no processo de construção de conhecimento e contou com a participação de seis acadêmicos do curso de Pedagogia. Os resultados mostram que a formação proposta possibilitou a construção de conhecimentos com vistas ao ensino de Matemática com o auxílio da tecnologia. Todavia, indica também a necessidade da aplicação dessa proposta em uma formação com mais professores, em maior tempo e em articulação com o trabalho em sala.

Publicado

2017-09-08

Cómo citar

Rocha, K. de M., & Bittar, M. (2017). UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES À LUZ DA ABORDAGEM DOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS TECNOLÓGICOS DO CONTEÚDO. VIDYA, 37(1), 161–175. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1941

Número

Sección

Artigos