EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALUGUEL OU FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4656Palavras-chave:
ensino, aprendizagem, investigação matemática, formação continuadaResumo
Este estudo conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar como uma tarefa investigativa relacionada a aluguel e financiamento imobiliário pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem de Educação Financeira. Os integrantes da pesquisa são professores de Matemática, dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio (rede pública) de um município gaúcho e a metodologia utilizada foi a investigação matemática. Os dados produzidos foram analisados mediante análise textual discursiva, surgindo duas categorias: estratégias de resolução e conjecturas, e percepções dos professores com relação à tarefa. Conclui-se que alugar em vez de comprar um imóvel pode ser uma boa alternativa. Vários são os fatores que podem influenciar na escolha, entre eles estão: momento financeiro do país, preferências do consumidor e valorização do imóvel no tempo. O tema rendeu diversas discussões, o que contribuiu no desenvolvimento do espírito crítico e na formação dos professores de Matemática que estão tendo que se apropriar de conhecimentos para se sentirem mais bem preparados para ensinar Educação Financeira nas escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









