PROCESSO FORMATIVO: CONTRIBUIÇÕES EMERGENTES DO CONTEXTO PROFISSIONAL A PARTIR DA PESSOA DO PROFESSOR
Resumen
O propósito desta pesquisa foi revisitar os processos de (trans)formação docente, a partir do resgate das trajetórias pessoais e profissionais, evidenciando e contextualizando as interações que contribuem para o processo de formação global de cada professor. Na interação com as vozes dos sujeitos desta investigação, resgatamos trajetórias de vida, evidenciando os processos de construção docente, assim como também identificamos os elementos que fundamentam e influenciam na prática pedagógica, considerando os diferentes contextos de intervenção e formação. Sob um ponto de vista metodológico, exploramos um caminho, ao encontro da abordagem biográfica ou das histórias de vida, pela sua visão de reconstrução dialética, teórico-prática, de reflexão do pensamento sobre a própria ação ao longo do percurso vital, o que vem confirmar a sua pertinência para o presente estudo. Num movimento de reconstrução, como a realidade processual e continuada da vida vivida, procuramos apontar caminhos para ser possível apreender, cada vez com mais intensidade, os elementos da vida cotidiana do professor enquanto contribuições emergentes do próprio processo formativo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









