A HUMILDADE INTELECTUAL COMO OBJETIVO EMERGENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3808Abstract
Neste artigo discute-se as possibilidades de uma abordagem de ensino investigativa fomentar o desenvolvimento da virtude da humildade intelectual em crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo decorre de uma pesquisa-ação realizada com crianças do 3º Ano de uma escola pública localizada em Arroio do Meio/RS. O corpus da pesquisa foi produzido por meio de observações participantes, registros fotográficos, entrevistas e análise da documentação pedagógica, sendo interpretados por meio da Análise Textual Discursiva. Infere-se que o engajamento das crianças em propostas investigativas permite a constituição de uma imagem mais adequada da epistemologia do conhecimento, bem como perceberem a inexistência de uma hierarquia axiológica entre as diferentes formas de saber. Entende-se que o desenvolvimento destas habilidades é condição importante para a adoção de uma postura ética e dialógica em relação à sociedade, bem como o reconhecimento da incerteza e de sua própria incompletude.