FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: HABITANDO AO INTERAGIR
Abstract
Este artigo é o recorte de uma pesquisa de mestrado sobre uma ação de formação continuada à distância de professores de matemática, que trabalham em laboratório de informática nas escolas públicas do estado de Mato Grosso do Sul. Neste artigo, analisam-se a aprendizagem de um professor em formação, ao interagir com outros colegas no ambiente virtual de aprendizagem, e o papel do formador neste processo de formação. As análises são desenvolvidas a partir dos registros escritos realizados pelo professor, analisado no ambiente virtual de aprendizagem. O referencial teórico é orientado pelos estudos de Valente (2011; 2005), sobre as abordagens de educação a distância e os estudos de Scherer (2005), que caracterizam os sujeitos em ambiente virtual de aprendizagem como habitantes, visitantes e transeuntes. A pesquisa evidenciou que no modelo de formação escolhido, o professor em formação, analisado no artigo, aprendeu ao interagir, assumindo uma atitude de habitante, em uma abordagem do estar junto virtual, segundo Valente (2005).Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









