O CONCEITO DE CONJUNTO FINITO E INFINITO POR MEIO DE TAREFAS: UMA PROPOSTA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA
Abstract
Propomo-nos neste artigo discutir tarefas para o ensino de conceitos que dão sustentação ao Cálculo Diferencial e Integral, mais especificamente conceitos de Análise Real. Estabelecemos relações com a abordagem de ensino Educação Matemática Realística, com a intenção de apresentar elementos da prática pedagógica que podem servir para um processo de aprendizagem em um ambiente que pressupõe desenvolver mais do que competências de reprodução e de memorização - competências comumente requeridas em uma aula tradicional de Cálculo ou de Análise Real. O capítulo analisado, Ad Infinitum, contempla propriedades do conjunto dos números Reais. As tarefas elaboradas abordam questionamentos sobre o infinito: “Pode um infinito ser maior que outro?”; “Quanto é infinito mais um?”; “Há mais números racionais ou irracionais?”; “O que caracteriza um conjunto infinito?”; “Posso ordenar os elementos de um conjunto infinito?”.Downloads
Published
2017-09-08
How to Cite
Mendes, M. T., Oliveira, R. C. de, & Buriasco, R. L. C. de. (2017). O CONCEITO DE CONJUNTO FINITO E INFINITO POR MEIO DE TAREFAS: UMA PROPOSTA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA. VIDYA, 37(1), 239–252. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1962
Issue
Section
Artigos