O CONCEITO DE CONJUNTO FINITO E INFINITO POR MEIO DE TAREFAS: UMA PROPOSTA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA
Abstract
Propomo-nos neste artigo discutir tarefas para o ensino de conceitos que dão sustentação ao Cálculo Diferencial e Integral, mais especificamente conceitos de Análise Real. Estabelecemos relações com a abordagem de ensino Educação Matemática Realística, com a intenção de apresentar elementos da prática pedagógica que podem servir para um processo de aprendizagem em um ambiente que pressupõe desenvolver mais do que competências de reprodução e de memorização - competências comumente requeridas em uma aula tradicional de Cálculo ou de Análise Real. O capítulo analisado, Ad Infinitum, contempla propriedades do conjunto dos números Reais. As tarefas elaboradas abordam questionamentos sobre o infinito: “Pode um infinito ser maior que outro?”; “Quanto é infinito mais um?”; “Há mais números racionais ou irracionais?”; “O que caracteriza um conjunto infinito?”; “Posso ordenar os elementos de um conjunto infinito?”.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









