v. 28 n. 2 (2008)

Editorial

Ao publicarmos este número da Revista Vidya, que coincide com o encerramento do ano letivo de 2009, temos a satisfação de, ao fazermos um balanço desse período anual, reconhecermos os importantes passos que foram dados em direção à meta, sempre presente, de garantirmos a crescente qualidade deste periódico institucional. Devemos referir, dentre os principais, o lançamento da versão digital da revista, que permite o acesso a resumos e textos completos publicados desde 2005, bem como um primeiro registro de indexação, em Sumários.org. Além disso, houve ampliação do quadro de pareceristas (referees ad hoc) e a esses fundamentais colaboradores externamos o nosso agradecimento. Também merece destaque o fato de, cada vez mais, contarmos com artigos de pesquisadores/professores de todo o Brasil, o que muito nos honra e enriquece o diálogo proposto pelo perfil editorial desta publicação.

Na presente edição, esse diálogo se confirma na reunião de textos que versam sobre a importância da perspectiva multicultural na formação continuada de professores, com um estudo de caso desenvolvido no Estado do Rio de Janeiro; a situação dos professores universitários substitutos, a partir de uma investigação realizada em seis instituições públicas da região sul do país; e as estratégias didáticas necessárias à dinamização e/ou aprofundamento do conhecimento, quer sejam no campo da Matemática, quer sejam no âmbito da Pedagogia. No primeiro caso, essas estratégias são pensadas tanto em relação à resolução de um problema, sendo propostas soluções alternativas e variações na sua formulação, quanto à necessária articulação espaço/forma, no que concerne à aprendizagem geométrica, destacando-se a importância das invariantes topológicas para esse aprendizado.  No segundo, a partir da perspectiva complexa e ecossistêmica de pesquisa realizada junto a acadêmicos do Distrito Federal, são analisados os acertos e as contradições das práticas docentes em um curso de Pedagogia.

Além dessas abordagens, são igualmente relevantes as reflexões sobre a situação dos cursos de Direito no Brasil, problematizando-se as questões relacionadas à massificação e ao acesso a essa formação acadêmica; e a importância de se questionar o termo equilíbrio, atualizando sua compreensão no âmbito das teorias e técnicas na área de Fisioterapia.

Com a certeza de que essas perspectivas críticas e inovadoras contribuirão para nosso pensar e agir enquanto profissionais da grande área da Educação, agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa caminhada, aguardando sugestões e críticas para seguirmos nesse percurso necessariamente inacabado.

Inara de Oliveira Rodrigues

Editora

Publicado: 2015-04-16