O ENSINO SUPERIOR E A REALIDADE ENCONTRADA PELOS SEUS DOCENTES: O CASO DOS DOCENTES SUBSTITUTOS
Autores
Daniela da Silva Aimi
Greice Scremin
Silvia Maria de Aguiar Isaia
Resumo
Este artigo tem como objetivo estudar a situação dos professores substitutos das universidades federais do sul do Brasil. Nesse sentido, busca-se conhecer, estudar e compreender que tendências nos apontam essa parcela de profissionais do Ensino Superior. Cabe também indagar: qual a realidade desses docentes? Como o ser professor substituto contribui para a formação docente? Este estudo justifica-se, na medida em que muitas pesquisas já foram feitas relacionadas à temática do professor universitário e, no entanto, são poucas aquelas que estudam especificamente o professor substituto, quem é e como é avaliado. Os resultados preliminares mostram que apesar dos sentimentos positivos vivenciados pelos professores substitutos durante seus contratos, existe a necessidade de ações estratégicas por parte das instituições para que esses professores, apesar de temporários, sintam-se mais valorizados e reconhecidos pela comunidade acadêmica e pela instituição em que estão inseridos, podendo assim ocorrer uma aprendizagem conjunta entre instituição/alunos/professores, aumentando assim a qualidade do ensino.