O ENSINO SUPERIOR E A REALIDADE ENCONTRADA PELOS SEUS DOCENTES: O CASO DOS DOCENTES SUBSTITUTOS

Daniela da Silva Aimi, Greice Scremin, Silvia Maria de Aguiar Isaia

Resumo


Este artigo tem como objetivo estudar a situação dos professores substitutos das universidades federais do sul do Brasil. Nesse sentido, busca-se conhecer, estudar e compreender que tendências nos apontam essa parcela de profissionais do Ensino Superior. Cabe também indagar: qual a realidade desses docentes? Como o ser professor substituto contribui para a formação docente? Este estudo justifica-se, na medida em que muitas pesquisas já foram feitas relacionadas à temática do professor universitário e, no entanto, são poucas aquelas que estudam especificamente o professor substituto, quem é e como é avaliado. Os resultados preliminares mostram que apesar dos sentimentos positivos vivenciados pelos professores substitutos durante seus contratos, existe a necessidade de ações estratégicas por parte das instituições para que esses professores, apesar de temporários, sintam-se mais valorizados e reconhecidos pela comunidade acadêmica e pela instituição em que estão inseridos, podendo assim ocorrer uma aprendizagem conjunta entre instituição/alunos/professores, aumentando assim a qualidade do ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.