O ENSINO SUPERIOR E A REALIDADE ENCONTRADA PELOS SEUS DOCENTES: O CASO DOS DOCENTES SUBSTITUTOS

Autores

  • Daniela da Silva Aimi
  • Greice Scremin
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar a situação dos professores substitutos das universidades federais do sul do Brasil. Nesse sentido, busca-se conhecer, estudar e compreender que tendências nos apontam essa parcela de profissionais do Ensino Superior. Cabe também indagar: qual a realidade desses docentes? Como o ser professor substituto contribui para a formação docente? Este estudo justifica-se, na medida em que muitas pesquisas já foram feitas relacionadas à temática do professor universitário e, no entanto, são poucas aquelas que estudam especificamente o professor substituto, quem é e como é avaliado. Os resultados preliminares mostram que apesar dos sentimentos positivos vivenciados pelos professores substitutos durante seus contratos, existe a necessidade de ações estratégicas por parte das instituições para que esses professores, apesar de temporários, sintam-se mais valorizados e reconhecidos pela comunidade acadêmica e pela instituição em que estão inseridos, podendo assim ocorrer uma aprendizagem conjunta entre instituição/alunos/professores, aumentando assim a qualidade do ensino.

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Publicado

2008-04-16

Como Citar

Aimi, D. da S., Scremin, G., & Isaia, S. M. de A. (2008). O ENSINO SUPERIOR E A REALIDADE ENCONTRADA PELOS SEUS DOCENTES: O CASO DOS DOCENTES SUBSTITUTOS. VIDYA, 28(2), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/340

Edição

Seção

Artigos