v. 30 n. 1 (2010)

Editorial

A revista Vidya sofreu modificações substanciais neste primeiro semestre de 2010. A Profª. Dr. Inara de Oliveira Rodrigues que esteve durante anos à frente da revista Vidya afastou-se dessa função, em razão de mudanças na sua trajetória profissional. Sua atuação conferiu a este periódico uma qualidade reconhecida pela academia, com aprimoramento do sistema de avaliação, atualização das edições e primorosa apresentação gráfica. Assim, queremos deixar registrado aqui um profundo agradecimento à profª. Inara pelo trabalho desenvolvido e pela sua extrema dedicação à revista Vidya.

A adequação deste periódico aos critérios de qualificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), já iniciada sob a gestão da profª. Inara, juntamente com as novas exigências de avaliação de artigos de uma multiplicidade de áreas ligadas à educação, exigiu novos avaliadores que, juntamente com professores que já emitiam pareceres para a revista, formam o novo Corpo Consultivo.

Essas mudanças estão sendo implementadas neste número da Vidya, embora ainda timidamente, porém com a expectativa de que o público leitor venha, mais uma vez, encontrar neste periódico, relatos de pesquisas, de experiências de ensino e aprendizagem, bem como ensaios que contribuam para suas reflexões sobre aspectos teóricos da educação.

Neste número, são abordadas preocupações com questões essenciais da educação, relacionadas ao ensino e à aprendizagem ou à formação do profissional. São olhares que se complementam e que mostram articulistas preocupados com a educação em uma sociedade pluralista e multifacetada. Arlei Peripolli, Silvio Carlos dos Santos e Soraia Napoleão Freitas trazem os resultados de uma investigação desenvolvida em um Centro de Atendimento Sócio Educativo, discutindo a criatividade de adolescentes em conflito com a lei. Lidia Kadlubitski e Sérgio Junqueira abordam a diversidade cultural presente na formação de pedagogos na cidade de Curitiba, por meio de dados obtidos em documentos oficiais e entrevistas junto aos cursos de Pedagogia.

Cristiane Köhler Carpilovski e seus colegas investigam as respostas de professores sobre a abordagem da educação sexual em suas aulas. Ana Lúcia Abrahão, Mauro Leonardo S. C. dos Santos e Rodolpho Fernandes de Souza discutem a dissonância entre a formação do enfermeiro e sua prática, após terem entrevistado profissionais egressos de uma instituição de ensino superior.

A seguir, são apresentados dois textos que trazem reflexões sobre Educação e Mídia: Marlon André da Silva e Paulo Evaldo Fensterseifer consideram os desafios impostos à escola pela mídia e Priscila Kalinke da Silva apresenta o novo campo de conhecimento conhecido como Educomunicação. Finalmente, Abel Garcia Lozano, Clicia Valladares P. Friedmann e Valessa L. L. de Sá Pinto trazem algumas reflexões sobre o ensino de métodos e conceitos matemáticos, apontando o caráter imediatista em que se encontra o ensino de Matemática e as possíveis consequências dessa situação na formação geral dos estudantes.

Este número da revista Vidya encerra-se com uma resenha organizada pela professora Adriana C. M. Figuera, sobre o livro “Formação de Professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos”, de autoria da professora Doris Pires Vargas Bolzan.

Mais uma vez a revista Vidya tentou focalizar múltiplos aspectos da educação. Fica aqui um agradecimento a todos que para isto contribuíram.

Profª. Dr. Helena Noronha Cury

Editora

Publicado: 15.04.2015

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