EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: AÇÃO DOS PROFESSORES FRENTE À TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Cristiane Köhler Carpilovsky
  • Daiana Sonego Temp
  • Ijoni Costabeber
  • Felix Alexandre Antunes Soares
  • Jéssica Arrial
  • Kelly Bordin Trelles

Resumo

Com a nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Educação Sexual é colocada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como tema transversal. Essa expressão “Tema Transversal” caracteriza a Educação Sexual como assunto que deve ser tratado em todas as disciplinas, com a participação ativa e consciente dos professores. Nesse sentido, torna-se necessário averiguar se os professores estão preparados para falar sobre temas amplos e polêmicos, como gravidez na adolescência, virgindade e doenças sexualmente transmissíveis. Com esse intuito, este estudo analisou as respostas de professores de diferentes disciplinas, obtidas por meio de questionário, que abordou diversos temas relacionados à sexualidade, revelando que os docentes não se sentem preparados para trabalhar com este tema e, por conta disso, solicitam a inclusão de trabalhos que abordem a sexualidade, a fim de fornecer apoio e condições dentro da sala de aula.

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Publicado

2010-04-15

Como Citar

Carpilovsky, C. K., Temp, D. S., Costabeber, I., Soares, F. A. A., Arrial, J., & Trelles, K. B. (2010). EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: AÇÃO DOS PROFESSORES FRENTE À TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA PÚBLICA. VIDYA, 30(1), 10. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/299

Edição

Seção

Artigos