v. 31 n. 1 (2011)

Editorial

Ao assumirmos a editoração do periódico Vidya, no primeiro semestre, logo nos deparamos com um número significativo de artigos para avaliação, o que demonstra a credibilidade com o que está sendo percebido junto à academia e nos deixa muito lisonjeados e animados com o trabalho para que se alcance o patamar científico almejado. Temos o prazer de apresentar o v. 1, edição 2011, constando de oito artigos de áreas diversificadas. Desejo a todos uma boa leitura e proveito para a prática educativa e para novas investigações.

O primeiro artigo, relacionado à área da saúde, apresenta resultado de pesquisa que analisa o perfil de vítimas de violência física e de acidentes de trânsito atendidos num hospital de ensino, com enfoque de processos socioeducativos. A pesquisa demonstra a predominância do sexo masculino como agressor, de baixa escolaridade, sem relação com a vítima, sendo a agressão física a de maior incidência e como vítima encontrou a faixa etária predominante de adulto jovem, etnia branca, sexo masculino, escolaridade baixa, sem vínculo empregatício. O artigo aponta a pertinência em relacionar a temática à educação e à saúde.

O segundo artigo tem por objetivo verificar a relação entre forma e significado do input escrito por aprendizes de língua inglesa por estudantes brasileiros. Os resultados da pesquisa indicam que a presença do advérbio temporal nas frases teste facilitou o seu processamento em níveis menores de aprendizagem e que a presença da saliência morfológica nas frases teste não parece ter sido significativa para um maior índice de acertos.

A pesquisa constante do terceiro artigo visou apresentar propostas de inserção curricular de temas nas escolas, voltados para a Educação Ambiental Objetiva, vinculada aos respectivos currículos escolares do ensino fundamental propiciando à cidade de Santa Maria um nível de vida ambiental orientado. São apresentadas algumas contribuições relevantes para a formação dos alunos em conhecimentos ambientais, com informações científicas voltadas aos Recursos Naturais Renováveis. Como resultado das análises estatísticas constantes da pesquisa foi, observado que o conhecimento da temática ambiental no ensino fundamental é superior ao ensino médio.

O quatro artigo é parte de uma pesquisa de mestrado na qual é apresentado relato parcial de uma investigação realizada com alunos de 2º ano de Ensino Médio, em aulas de reforço, sobre conteúdos de Trigonometria. O trabalho teve como objetivo analisar o uso de materiais manipuláveis como ferramenta para a exploração de conteúdos matemáticos, na resolução de problemas trigonométricos. A análise das resoluções das questões propostas no instrumento mostrou que os estudantes têm muitas dificuldades em relação aos conteúdos de Trigonometria. São apresentados dados da pesquisa quanto à aplicação de uma das atividades, denominada “medindo a altura de objetos pela sombra”, na qual foi utilizada uma maquete, representando a situação, verificando-se que uso de maquetes propiciou a compreensão dos enunciados e a resolução das questões apresentadas aos alunos.

O estudo constante do quinto artigo teve como objetivo conhecer as concepções de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de Santa Maria-RS sobre a alimentação. Os resultados da pesquisa revelaram que os alunos possuem concepções prévias sobre alimentação, independente do ano, e a relacionam à sua saúde para evitar doenças. Conclui que o tema alimentação deveria ser mais discutido no ambiente escolar, além das aulas ministradas pelos professores.

O sexto artigo trata sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação, realizada com 16 alunos de um Curso de Economia, como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram que os alunos investigados não fazem uso de todas as TICs à sua disposição, sendo observadas algumas incoerências, como, por exemplo, grande parte considera fator significativo que os docentes mantenham blogs, com fins acadêmicos, mas alguns admitem que não leem os materiais postados pelos mestres. A pesquisa conclui que, para que todos os alunos utilizem definitivamente as ferramentas tecnológicas à sua disposição, é necessária a construção desta cultura, essencialmente por parte dos docentes.

O estudo constante do sétimo artigo buscou conhecer como se desenvolve a educação permanente em saúde na prevenção das úlceras por pressão (UPP) para as pessoas em situação de hospitalização. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturada com técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam nas unidades de internação clínica de um hospital de pequeno porte da cidade de Santa Maria-RS. Os resultados destacaram três categorias: educação permanente X atualização profissional; importância dos saberes específicos no tratamento e bem-estar do cliente com UPP; educação permanente na enfermagem, um dialogo de saberes para a prevenção da UPP.

Completando a edição, o oitavo artigo apresenta uma síntese de uma dissertação de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática. A pesquisa teve como propósito investigar as contribuições da resolução de problemas com o uso do software Maple para aprendizagem significativa dos conceitos e propriedades da derivada e a Teoria Cognitiva de Ausubel como âncora para aprendizagem significativa dos novos conceitos. Foi possível constatar como estudantes processavam o seu conhecimento, dando, dessa forma, subsídios para o planejamento da prática pedagógica. Com a identificação das evidências de aprendizagem significativa, foi possível a compreensão de como os estudantes internalizaram os novos conhecimentos. A partir disso, foram planejadas as atividades didáticas para organização do ensino-aprendizagem significativa das diversas sessões.

Prof. Dr. José Carlos Pinto Leivas

Editor

Publicado: 2015-04-14

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