VIOLÊNCIA FÍSICA E ACIDENTES DE TRÂNSITO ATENDIDOS EM UM HOSPITAL ESCOLA: UM OLHAR SOCIOEDUCATIVO

Verginia Medianeira Dallago Rossato, Rozelaine Maria Busanello, Letícia Becker Vieira, Elisandra Santos, Venice Teresinha Grings, Felix Alexandre Antunes Soares

Resumo


Neste estudo, objetivou-se analisar o perfil das vítimas de violência física e de acidentes de trânsito atendidas em um hospital de ensino e notificadas no Observatório de Violência/2008, sob o enfoque de processos socioeducativos. Caracteriza-se como um estudo temporal com abordagem quantitativa e qualitativa, com delineamento descritivo analítico. Encontrou-se faixa etária predominante de adulto jovem, etnia branca, sexo masculino, escolaridade baixa, sem vínculo empregatício. Como agressor, verificou-se o sexo masculino, sem relação com a vítima, sendo a agressão física a de maior incidência, cujo desfecho resultou em internação hospitalar. Aponta-se a pertinência em relacionar a temática à educação e à saúde, uma vez que são processos vivenciados, grande parte das vezes, de forma interligada. Destaca-se a necessidade de buscar estratégias que integrem os diversos serviços envolvidos, capacitar os profissionais para o atendimento às vítimas, assim como estabelecer discussões que salientem a importância dos processos educativos que podem evitar/transformar essas situações.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.