APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA DERIVADA COM O USO DO SOFTWARE MAPLE ATRAVÉS DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Elio Sangoi
  • Silvia Maria Aguiar Isaia
  • Marcio Marques Martins

Resumo

Este artigo é uma síntese da dissertação elaborada no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano. Esta pesquisa teve como propósito investigar as contribuições da resolução de problemas com o uso do software Maple para aprendizagem significativa dos conceitos e propriedades da derivada. Foi usada a Teoria Cognitiva de Ausubel como âncora para aprendizagem significativa dos novos conceitos. Adotou-se uma metodologia qualitativa e, para coleta de dados, utilizou-se a observação e questionários. Assim, foi possível constatar como os estudantes processavam o seu conhecimento, dando, dessa forma, subsídios para o planejamento da prática pedagógica. Com a identificação das evidências de aprendizagem significativa, foi possível a compreensão de como os estudantes internalizaram os novos conhecimentos. A partir daí, foram planejadas as atividades didáticas para organização do ensino-aprendizagem significativa das diversas sessões.

Downloads

Publicado

2011-04-14

Como Citar

Sangoi, E., Isaia, S. M. A., & Martins, M. M. (2011). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA DERIVADA COM O USO DO SOFTWARE MAPLE ATRAVÉS DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. VIDYA, 31(1), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/288

Edição

Seção

Artigos