APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA DERIVADA COM O USO DO SOFTWARE MAPLE ATRAVÉS DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
Este artigo é uma síntese da dissertação elaborada no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano. Esta pesquisa teve como propósito investigar as contribuições da resolução de problemas com o uso do software Maple para aprendizagem significativa dos conceitos e propriedades da derivada. Foi usada a Teoria Cognitiva de Ausubel como âncora para aprendizagem significativa dos novos conceitos. Adotou-se uma metodologia qualitativa e, para coleta de dados, utilizou-se a observação e questionários. Assim, foi possível constatar como os estudantes processavam o seu conhecimento, dando, dessa forma, subsídios para o planejamento da prática pedagógica. Com a identificação das evidências de aprendizagem significativa, foi possível a compreensão de como os estudantes internalizaram os novos conhecimentos. A partir daí, foram planejadas as atividades didáticas para organização do ensino-aprendizagem significativa das diversas sessões.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









