APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA DERIVADA COM O USO DO SOFTWARE MAPLE ATRAVÉS DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Elio Sangoi, Silvia Maria Aguiar Isaia, Marcio Marques Martins

Resumo


Este artigo é uma síntese da dissertação elaborada no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano. Esta pesquisa teve como propósito investigar as contribuições da resolução de problemas com o uso do software Maple para aprendizagem significativa dos conceitos e propriedades da derivada. Foi usada a Teoria Cognitiva de Ausubel como âncora para aprendizagem significativa dos novos conceitos. Adotou-se uma metodologia qualitativa e, para coleta de dados, utilizou-se a observação e questionários. Assim, foi possível constatar como os estudantes processavam o seu conhecimento, dando, dessa forma, subsídios para o planejamento da prática pedagógica. Com a identificação das evidências de aprendizagem significativa, foi possível a compreensão de como os estudantes internalizaram os novos conhecimentos. A partir daí, foram planejadas as atividades didáticas para organização do ensino-aprendizagem significativa das diversas sessões.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.