CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO

Marcia Medianeira Toniasso Righi, Vanderlei Folmer, Félix Alexandre Antunes Soares

Resumo


No presente estudo, objetivou-se conhecer as concepções de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de Santa Maria-RS sobre a alimentação. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e descritiva, foi realizada de março a julho de 2009, utilizando-se a aplicação de um questionário com questões abertas. Os resultados revelaram que os alunos possuem concepções prévias sobre alimentação, independente do ano. Quanto à sua importância, eles relacionaram-na à sua saúde, principalmente para não ficarem doentes. Quanto ao destino dos alimentos, eles sabiam que os alimentos vão para o estômago. Quando os alunos foram questionados sobre o processo de digestão, alguns sabiam e outros não conheciam o processo digestivo e, em relação à alimentação saudável, constatou-se que, para eles, os cereais eram importantes. Os legumes e as verduras foram pouco citados. Percebeu-se que o tema alimentação deveria ser mais discutido no ambiente escolar, além das aulas ministradas pelos professores. Foi sugerida a utilização de mais aulas práticas para que, assim, o aluno possa conhecer os componentes dos alimentos.

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