TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA ROTINA ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO DOS ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Taize de Andrade Machado Lopes
  • Carolina Iuva de Melo

Resumo

O objetivo, neste trabalho, é verificar se os alunos do Curso de Economia da Instituição analisada têm feito uso das Tecnologias de Informação e Comunicação às quais possuem acesso, dentro e fora do ambiente universitário, como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem. Para alcançar os resultados, este trabalho caracteriza-se por ser um estudo de caso, em que foram questionados 16 estudantes acerca da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação. Os resultados apontaram que os alunos do Curso de Economia, da Instituição estudada, não fazem uso de todas as TICs à sua disposição, sendo observadas algumas incoerências, como, por exemplo, grande parte considera fator significativo que os docentes mantenham blogs, com fins acadêmicos, mas alguns admitem que não leem os materiais postados pelos mestres. Entretanto, apesar de não utilizar de fato algumas das tecnologias apontadas no estudo, a grande maioria considera importante o acesso a elas. Nesse sentido, para que todos os alunos utilizem definitivamente as ferramentas tecnológicas à sua disposição, é necessária a construção desta cultura, essencialmente, por parte dos docentes.

Downloads

Publicado

2011-04-14

Como Citar

Lopes, T. de A. M., & de Melo, C. I. (2011). TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA ROTINA ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO DOS ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO. VIDYA, 31(1), 14. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/286

Edição

Seção

Artigos