GEOMETRIA EM COLETIVO - CONTRIBUTOS PARA A SUA COMPREENSÃO

Cristina Loureiro

Resumo


O artigo teve como um dos objetivos apresentar e discutir uma compreensão dos momentos coletivos de discussão de tarefas de natureza exploratória de geometria. Os fundamentos da pesquisa situam-se na estruturação do raciocínio geométrico com base em contributos diversos, com especial incidência na perspectiva estruturalista, na qual toda a geometria é, em essência, uma maneira de estruturar o espaço e de estudar as consequências dessa estruturação. A investigação base deste estudo assumiu a forma de uma experiência de ensino em que o trabalho de campo foi constituído por dois episódios fundamentais. Conclui-se que os momentos de discussão coletiva foram fundamentais para identificar pontos críticos e decidir a ligação entre as tarefas e a sua natural sequenciação. Esses episódios dos percursos experimentados mostraram ser possível aproximar os três níveis do conhecimento matemático, tendo como ponto de partida o conhecimento matemático dos alunos. Nesta aproximação constituem focos fundamentais de atenção as tarefas implementadas e a sua sequenciação, os momentos coletivos e o papel do professor nesses momentos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v35i2.601

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.